CEMVS NEWS

PROFISSIONAIS PARTICIPAM DE ENCONTRO FORMATIVO E PLANEJAMENTO PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO DE 2021 NO CEMVS

Os servidores do Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza participaram, no último dia 3, do planejamento para o ano letivo de 2021. Foram discutidos pontos importantes como calendário escolar, plano de aulas remotas, roteiro de estudos e métodos de avaliação da aprendizagem. 

O calendário de aulas para 2021 foi reduzido, começando no dia 3 maio e terminando no dia 17 de dezembro, totalizando 164 dias letivos. Também foi apresentada a agenda para a primeira semana de aulas, que priorizou o acolhimento aos estudantes e pais, o preenchimento do Portfólio do Estudante e a realização do exame diagnóstico. 

Alguns detalhes das aulas on-line foram ajustados, com orientações aos professores sobre a melhor forma de trabalhar o ensino remoto. Ainda não há previsão de quando será o retorno das atividades presenciais. 

Durante o encontro, os servidores do CEMVS fizeram uma reflexão sobre alguns conceitos práticos, como a linguagem a ser utilizada nas videoaulas, além de ideias mais abstratas – mas igualmente importantes -, como o protagonismo do aluno durante o aprendizado.  

“Esse primeiro encontro formativo do ano letivo de 2021 foi importante e imprescindível para o alinhamento das ações educativas dentro do CEMVS. Nosso gestor, Victor Ribeiro, juntamente com a equipe pedagógica, apresentou o planejamento para o primeiro semestre, sendo que a premissa do plano é a aprendizagem remota com qualidade e equidade”, ressaltou a coordenadora pedagógica Cleide Franco. 

Uma vez que o Caderno do Estudante será a base do ensino, juntamente com as videoaulas, os professores foram orientados sobre como elaborar o material impresso que guiará os alunos até o término das aulas remotas. O diferencial para o ano letivo de 2021, além do novo portal CEMVS e do novo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), adotado desde o ano de 2015, a comunidade escolar poderá contar com a central de atendimento CEMVS, pensada para tornar os processos de comunicação e de aprendizagem mais eficazes. Através dos novos canais de comunicação, como chats e ligações gratuitas, os estudantes podem falar com os professores e tirar dúvidas.  

Por fim, houve uma conversa sobre a importância do currículo diversificado, com o uso de métodos que tornem as aulas dinâmicas e atrativas: Práticas Experimentais, Estudo Orientado, Eletivas, Projeto de Vida e Pós-Médio. 

Fonte: Ascom CEMVS

Menu