O CEMVS une a tradição à formação pedagógica contemporânea, incorporando as novas tecnologias educacionais à prática de ensino, visando oferecer ao educando uma formação plena, dando-lhe condições para que isso aconteça de forma exitosa. Além de conhecimento e troca de informações, buscamos proporcionar aos alunos meios para que desenvolvam as habilidades e competências propostas para o Ensino Médio e Profissionalizante em um ambiente facilitador e prazeroso. Por isso, a Proposta Pedagógica da Instituição está centrada no “Projeto de Vida” do aluno e focada basicamente em três eixos formativos do estudante: Formação Acadêmica de Excelência, Formação para a Vida e Formação de Competências para o Século XXI.  

Todo o trabalho realizado pela instituição de ensino está ligado aos quatro princípios educativos básicos para a formação de jovens: Protagonismo, Quatro Pilares da Educação, Pedagogia da Presença e Educação Interdimensional

Através do currículo adotado pela Instituição, propõe-se a formação plena e sistemática do educando, possibilitando a sua autonomia e libertação. Objetiva-se a formação humana, promovendo o acesso de todos ao conhecimento, respeitando a diversidade, ideologias, crenças, valorizando a vida e o meio ambiente. É primordial que o aluno domine todo o currículo, ou seja, os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais.

O Currículo Escolar é completo e busca desenvolver todas as habilidades necessárias à formação do jovem para o século XXI. Temos as disciplinas que compõem a Base Nacional Comum Curricular: Arte, Educação Física, Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Língua Estrangeira Moderna-Inglês e Redação; além do currículo previsto pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC, os alunos ainda contam com um CURRÍCULO DIVERSIFICADO composto por Disciplinas Eletivas que tem como ponto primordial a autonomia do estudante em escolher o que quer estudar e com quem. Nessas aulas de Eletivas, eles aprendem de forma diferenciada aqueles conteúdos mais difíceis de forma leve e prazerosa, contribuindo na diversificação, no aprofundamento e enriquecimento dos conteúdos e/ou temáticas trabalhados nos componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular BNCC. Habilidades desenvolvidas nas Disciplinas Eletivas: 

 

NEstudo Orientado, aprendem técnicas e desenvolvem hábitos e rotinas de estudo, priorizando o que é importante para seu projeto de vida; nas aulas Práticas Experimentais de Matemática de Química, Física e Biologia, o aluno aprende o conteúdo estudado em sala, trazendo sentido para a aprendizagem e associação ao seu cotidiano; O Projeto de Vida faz com que o jovem situe-se no tempo, fazendo um autoconhecimento “de quem ele é hoje”, o que ele quer ser no futuro” e quais a metas e objetivos que precisa cumprir pra chegar à concretização do seu sonho; Pós-Médio, consiste em aulas preparatórias para o Enem e demais vestibulares e para o mercado de trabalho em que os alunos conhecem as mais variadas profissões, auxiliando-os na escolha de qual carreira seguir; Avaliação Semanal, todas as segundas-feiras os alunos realizam avaliações de forma tranquila sem ter o peso que uma semana de avaliações bimestrais traz, como o grande acúmulo de conteúdos a serem estudados naquela semana, o que acaba refletindo em baixo desempenho devido ao estresse que a semana de provas provoca no aluno. 

Nossa Proposta Pedagógica também se fundamenta na Pedagogia da Presença, que é um princípio educativo praticado por toda pessoas envolvidas no processo educacional do CEMVSAqui, se tem em mente que educar não se trata de um trabalho restrito à sala de aula, cada pessoa presente no ambiente educativo tem também um papel educador, mesmo informal. É fundamental que cada um conheça e apoie as atividades da comunidade educativa. No CEMVS, cada ambiente é um lugar onde se processam práticas educativas e todos os profissionais envolvidos atuam com coesão e cientes de sua corresponsabilidade pelos resultados educacionais na perspectiva de formação do educando.  

Menu