O Acolhimento inicial é o marco zero, o ponto de partida para os trabalhos que apoiarão a construção do projeto de vida dos estudantes. Durante os dois dias de acolhimento, os alunos novatos falam sobre seus sonhos, discutem sobre a importância de acreditar em seus ideais e por que construir um Projeto de Vida. Além disso, conhecem um pouco mais sobre o modelo de ensino adotado pela instituição e descobrem como o CEMVS pode contribuir para a construção do Projeto de Vida deles. Os pais também são acolhidos numa noite especial, dando-lhes a oportunidade de conhecer mais sobre o sistema de ensino, o papel da escola na construção do projeto de vida de seus filhos, e qual o seu papel enquanto pai ou responsável. 

O CEMVS tem como centro do seu modelo pedagógico o projeto de vida do estudante, porque acreditamos que o nosso currículo e prática pedagógica só terão sentido, se estiverem focados em contribuir para a vida do jovem.  Nesse sentido, os discentes têm a oportunidades de desenvolver a partir das aulas estruturadas de Projeto de Vida, as habilidades e competências necessárias para saber projetar a sua própria vida, visando despertar no jovem o questionamento “quem sou eu?” para assim refletir em “quem eu quero ser?”, deixando claro que suas ações terão impacto não somente no agora, mas no futuro que os aguarda. Aprendem a visualizar no futuro, os sonhos e ambições e traduzi-los sob a forma de objetivos, metas e prazos para a sua realização, além de aplicar uma dose de responsabilidade, determinação e resiliência. Nesse sentido, os jovens constroem uma imagem positiva e interdimensional, com a presença de valores que nortearão de forma atuante a busca pela concretização dos seus sonhos. Os nossos alunos são estimulados a sonhar, a ter ambições e equilíbrio para que consigam conquistar aquilo que almejam.  

Considerando o perfil do profissional do século XXI, o CEMVS busca formar o educandolevando em consideração que ele deverá implementar em seu método de trabalho elementos indispensáveis como o planejamento, a disciplina, a objetividade,  a responsabilidade e liderançaPara atender essa necessidade, oferecemos as aulas de Pós-Médio para os alunos da 3ª série com o objetivo de prepará-los para o ENEM e demais vestibulares, contribuindo de forma efetiva para o acesso ao ensino superior; além disso, ainda ofertamos as aulas estruturadas do Pós-Médio que apresentam a eles um mundo de possibilidades no tocante as mais variadas profissões que podem escolher para seguir carreira profissional. Portanto, o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Médio e Ensino Profissional serão primordiais para a formação de um profissional cheio de habilidades e capacidade de liderança. O CEMVS oferece ao educando uma sólida base de conhecimentos que lhes serão úteis no futuro. 

As Disciplinas Eletivas são componentes curriculares obrigatórios da parte diversificada do nosso currículo, são oferecidas em regime semestral e podem ser idealizadas a partir de temas e/ou conteúdos propostos pelos professores ou mediante a escuta de sugestões de temas sugeridos pelos alunos, considerando o resultado situacional de aprendizagem aferido pelas avaliações diagnósticas realizadas no início de cada período/ano letivo. Além dos alunos darem sugestões de temas a serem abordados nas eletivas, eles também podem escolher o que estudar e com quem.  O objetivo das Eletivas é fazer com que os alunos aprendam de forma diferenciada aqueles conteúdos mais difíceis de forma leve e prazerosa, permitindo diversificação, aprofundamento e enriquecimento dos conteúdos e/ou temáticas trabalhados nos componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular  BNCC. 

A partir das Eletivas, o aluno tem a oportunidade de ampliar seu conhecimento, exercitar a sua autonomia, pelo fato de poder escolher o que estudar e por fim, as Eletivas estão ligadas diretamente ao desenvolvimento dos três eixos formativos: Formação Acadêmica de Excelência, Formação Para a Vida e Formação de Competências para o Século XXI, os quais estão diretamente ligados ao Projeto de Vida do estudante. 

Os nossos alunos são todos assistidos pela tutoria, que é uma prática educativa do CEMVS, que fortalece o processo de ensino e aprendizagem e consequentemente impacta diretamente no projeto de vida dos estudantes.  Esse recurso permite auxiliar o aluno a descobrir as direções que pretende tomar e que servirão de base para a concretização dos seus sonhos.  A Tutoria possibilita ao estudante uma melhor percepção de si, do mundo, das oportunidades, estratégias e possibilidades para torná-lo protagonista da construção do seu projeto de vida. Além disso, esse método permite uma interação pedagógica em que o Tutor orienta, estabelece uma comunicação humana e sistematizada com os estudantes, no qual avalia e planeja a eficácia de seus direcionamentos e impacto na vida acadêmica dos discentes, objetivando desenvolver o Projeto de Vida destes nos âmbitos de orientação pessoal, escolar e profissional.  

Como fonte de iniciativa, liberdade e de compromisso, oferecemos aos nossos estudantes o exercício da prática e vivência em protagonismo como forma de ampliar o repertório de conhecimentos e valores imprescindíveis ao processo de formação de um estudante autônomo, solidário e competente. No CEMVS, as práticas e vivências em protagonismo são oportunizadas a partir de organizações como os Clubes de Protagonismo, o Conselho de Líderes e o Grêmio Estudantil ou ainda por meio de ações de mobilização de estudantes em torno de situações específicas do cotidiano escolar, como campanhas contra o desperdício de alimentos ou pela preservação do patrimônio, dentre outras. 

Alunos, professores e equipe administrativa contam com uma plataforma virtual de aprendizagem e gerenciamento escolar que facilita o processo pedagógico e administrativo. Com seu projeto traçado sob o sistema Moodle, a plataforma permite que todos os envolvidos no processo de ensino se utilizem de ferramentas tecnológicas e recursos múltiplos que revolucionam a prática pedagógica e administrativa.  

Esse sistema de apoio ao aluno, por meio da Plataforma Moodle vem se consagrando nos últimos anos e sendo adotado por inúmeras instituições de ensino no mundo. A proposta do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem baseia-se na teoria construtivista, em que se acredita que o indivíduo desenvolve suas competências cognitivas globais através da interatividade com o ambiente, ou seja, a construção do conhecimento se dá através do contato entre o aluno e aquilo que ele busca conhecer. Então, é na mente do aluno que o conhecimento é construído, e esse é o propósito dessa ferramenta pedagógica do CEMVS. 

O diferencial é que neste ambiente o aluno dispõe do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem – onde o acesso ao material é feito de qualquer lugar, proporcionando praticidade e eficiência na resolução de suas atividades; acesso a conteúdos, livros digitais, podendo o aluno realizar pesquisas e avaliações eletrônicas, participar de fóruns, tendo ao seu alcance, 24 horas, uma vasta quantidade de informações disponíveis. 

Os estudantes do CEMVS aprendem na prática!  São oferecidas semanalmente, atividades práticas de Matemática, Física, Biologia e Química para possibilitar ao aprendiz uma melhor interação, apropriação e desenvolvimento dos conceitos aprendidos nas aulas teóricas.

 

No Estudo Orientado, os estudantes são estimulados a aprenderem técnicas e desenvolvem hábitos e rotinas de estudo priorizando o que é importante para seu projeto de vida. As aulas de OE são meios que encontramos para apoiar os discentes na formação da responsabilidade pessoal e desenvolvimento das habilidades emocionais e sociais:  determinação, autoconfiança, curiosidade, autonomia, atitude colaborativa, auto-organização, capacidade de iniciativa, entre outras. Destinamos aos nossos estudantes tempo, estrutura de qualidade, técnicas e planejamento que serão primordiais para a construção da sua rotina diária de estudo.

 

 

Menu