CEMVS NEWS

GOVERNO DO TOCANTINS AUTORIZA VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS

O decreto 6.211, publicado no diário oficial do dia 29 de janeiro de 2021, autoriza o retorno gradativo das aulas presenciais das escolas públicas e privadas do Estado do Tocantins, a partir de 8 de fevereiro. Na segunda-feira, primeiro de fevereiro, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, Adriana Aguiar, informou que a volta das escolas para o sistema presencial não será obrigatória, pois o retorno das aulas presenciais está condicionado a situação epidemiológica de cada localidade e que o monitoramento do aumento de casos será feito de forma contínua.

O CEMVS, diante desse novo decreto vem se adequando aos protocolos mínimos exigidos de biossegurança, onde a instituição vem reorganizando sua rotina de funcionamento, ajustes no espaço físico com o objetivo de propiciar o distanciamento e redução do número de servidores e estudantes dentro do ambiente escolar, reorganização do atendimento ao público informatizando alguns atendimentos que além de gerar praticidade e eficiência, reduzirá o número de atendimento presencial na instituição. Tudo isso, são ações de adequação e preparação para o retorno presencial das aulas.

Para esse retorno das aulas presenciais as equipes, diretiva e pedagógica fizerem a adequação do número de carteiras nas salas de aulas, obedecendo o distanciamento, providenciou a instalação de dispenser de álcool em gel em todos os ambientes, está em processo de compra de tapetes sanitizantes, equipamentos de proteção individual exclusivo para as equipes de limpeza e demais servidores, os estudantes vão receber do governo estadual kits com máscaras e a unidade escolar  já recebeu da SEDUC várias caixas de álcool em gel 70% suficientes para atender  a demanda inicial desses insumos.  Além disso, já está em fase de estruturação a Comissão Local de Saúde que vai monitorar o retorno presencial dos estudantes à escola. Essa comissão é formada pelo Diretor, um membro da Coordenação Pedagógica, dois Professores, dois pais de alunos, um representante do Corpo Acadêmico, um representante do Conselho Tutelar, um membro do Conselho Comunitário Escolar e um membro do Ministério Público da Comarca de Augustinópolis. Essa comissão vai verificar o ambiente escolar e avaliar se a instituição tem condições físicas de retorno às aulas presenciais. O Plano de retorno às aulas presencias produzido, será enviado para o Comitê Regional de Saúde na Diretoria Regional de Ensino DRE para avaliação e só depois de deferido as aulas poderão retornar presencialmente. Vale ressaltar que o retorno presencial dos estudantes à escola é de autonomia das famílias, são os pais que irão decidir se o filho retorna à escola ou permanece com as aulas remotas que continuarão sendo ofertadas pelo CEMVS.

O uso de máscaras, álcool em gel e as regras de distanciamento serão obrigatórias para evitar a proliferação do vírus, além disso, o atendimento as turmas se dará em regime de escalonamento, ou seja, revezamento, um dia metade dos estudantes de uma turma, no outro dia a outra metade da turma, dessa forma, será reduzindo o número de estudantes dentro das salas e respectivamente, dentro da escola.

Após a aprovação do plano de retorno às aulas presenciais do CEMVS, o documento será divulgado para conhecimento de toda a comunidade escolar.

Fonte: Ascon CEMVS

Menu