CEMVS NEWS

ESTUDANTES ATENDIDOS PELO PLANO BUSCA ATIVA CEMVS RECEBEM MATERIAIS IMPRESSO

Para evitar a evasão escolar e fortalecer a aprendizagem, os estudantes do CEMVS estão sendo atendidos desde o dia 15 de fevereiro do presente ano com atividades remotas, aulas on-line, suporte digital e material impresso. O ano letivo de 2020 encerrou em 06 de fevereiro de 2021, e do quadro de alunos matriculados, apenas 23 não conseguiriam cumprir com as atividades previstas e não obtiveram êxito no fechamento da carga horária mínima das disciplinas. Além desses, 41 estudantes fecharam a carga horária prevista, todavia a equipe escolar percebeu a necessidade de ofertar aulas de reforço para que as habilidades fossem melhor desenvolvidas.

Tanto para os discentes que precisam integralizar a carga horária, quanto para aqueles que necessitam de reforço escolar, a equipe do CEMVS elaborou o plano de atendimento da Busca Ativa que consiste na oferta de aulas transmitidas ao vivo diariamente, das 7h30 às 11h20, por meio da Plataforma Google Meet, aulas gravadas e disponibilizadas em mídia (pendrive) para osestudantes que não têm acesso à internet. Além disso,foi disponibilizado para todos os alunos atendidos pelo plano, o Caderno do Estudante contendo as habilidades, conteúdos mínimos por série e por componente curricular a ser trabalhado até o dia 23 de março, quando encerram as ações do Programa Busca Ativa.

Na última terça-feira, 09 de março, os estudantes receberam os últimos materiais impressos de apoio aos estudos. O Caderno do Estudante é composto por todos os componentes curriculares, cada disciplina possui 3 unidades a serem trabalhadas, nessas unidades há descrição das habilidades e conteúdos propostos, exercícios de fixação, atividades complementares e referências bibliográficas. O Caderno do Estudante é uma ferramenta muito importante nesse processo de integralização de carga horária e de reforço escolar, porque serve de apoio aos estudos antes e durante as videoaulas. Os estudantes com acesso à rede inserem as respostas das atividades contidas nos cadernos diretamente no seu AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem e os estudantes que não têm acesso à internet, devolvem os gabaritos respondidos na Coordenação Pedagógica

Nesse período de execução das ações do Plano da Busca Ativa, o colégio adotou a metodologia ativa “Sala invertida”, em que os estudantes têm acesso prévio aos conteúdos que serão ministrados nas aulas, fazendo leitura, assistindo vídeos e fazendoanotações de suas dúvidas para posteriormenteserem  sanadas coletivamente na sala de aula virtual, momento em que o professor faz o aprofundamento dos conteúdos estudados.

De acordo com o depoimento de uma estudante, quando a escola começou a oferecer o ensino remoto em virtude da pandemia, assim como ela, alguns alunos não conseguiram  adaptar-se a este novo modelo de ensino e acabaram desistindo  ou não conseguiram progredir  para a série seguinte. Quando a Orientação Educacional  informou-a   que  os alunos que tinham desistido poderia concluir o ano de 2020, ela ficou contente, mas  as  expectativas que ela tinha eram que esse período de integralização seria difícil, pois imaginava que haveria  excesso de atividades  devido ela ter faltado muitas aulas. Entretanto, segundo a estudante, a realidade está sendo bem diferente, pois o CEMVS disponibilizou a todos os alunos o Caderno do Estudante, com excelente organização, conteúdos  selecionados de acordo com as necessidades de aprendizagem do grupo que está sendo atendido,  atividades na quantidade ideal para exercitar o que foi visto na aula e apostila com  design gráfico atrativo. A estudante ainda acrescentou que a equipe  do CEMVS além de  preocupar-se  bastante com o bem estar e satisfação dos seus alunos, cuida para que  os estudantes  passem para série seguinte sem lacunas na aprendizagem, mostrando assim, que preocupam em ver seus alunos aprendendo e se dedicando  às aulas.

Fonte: Ascon CEMVS

Imagens dos Estudantes recebendo os materiais.

Menu